I Congresso Ibero-Americano Sobre os Cuidadores Informais de Pessoas Idosas

12/04/13

A Universidade de Aveiro e o Departamento de Educação vão realizar, nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, o I Congresso Ibero-Americano Sobre os Cuidadores Informais de Pessoas Idosas. O evento, que decorrerá nas instalações da Universidade, estará subordinado ao tema: "Cuidadores de Pessoas Idosas: Caminhos de Mudança".



Oradores

O congresso conta com a presença de quatro dos mais reputados especialistas internacionais e nacionais nas temáticas do envelhecimento e cuidadores informais de pessoas idosas:
- Professor Doutor Juan Muñoz Tortosa – Universidade de Granada, Espanha
- Professora Doutora Anita Liberalesso Neri, da Universidade Estadual de Campinas, Brasil
- Professora Doutora Constança Paúl, ICBAS/UNIFAI 
- Prof.ª Doutora Arminda Costa, ICBAS/UNIFAI

 


Temas

O congresso aborda temas relacionados com os cuidadores informais de pessoas idosas e envelhecimento, o autocuidado, gestão do regime terapêutico, problemáticas socioeconómicas e emocionais da pessoa idosa, sofrimento e luto do cuidador informal das pessoas idosas, intervenção gerontológica junto às pessoas idosas e cuidador informal, stress e coping do cuidador informal da pessoa idosa, transição para o papel de cuidador informal, além de muitos outros temas multidisciplinares/transdisciplinares.


A comissão organizadora pretente que o Congresso promova a abordagem de temáticas de diversas áreas, como a saúde, psicologia, educação, serviço social, ciências sociais e cultura, novas tecnologias, ciências farmacêuticas, terapias alternativas, estudos antropológicos e demográficos. Desta forma, o evento proporcionará "um espaço de reflexão, discussão e sinergias de ecléticos profissionais que visem encontrar Caminhos de Mudança para uma problemática emergente."



Contactos:

Emails de contacto: DE-c3i@ua.pt

helena.teixeira@ua.pt
http://c3icongresso2013.web.ua.pt/

https://www.facebook.com/congresso.ciidosos?ref=tn_tnmn

Partilhar

Publicações