Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias

14/04/13

Entre os dias 22 e 29 de abril de 2013 assinala-se a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias (IDP), este ano sob o lema: "Testar! Diagnosticar! Tratar!", com o objetivo de informar e alertar para a necessidade de ser assegurado um diagnóstico precoce e um tratamento adequado às pessoas que vivem com IDP.

 


Promovida a nível global pela Organização Internacional de Doentes com Imunodeficiências Primárias (IPOPI), a campanha inclui a divulgação de um livro digital com breves testemunhos de pacientes com IDP de diferentes países, incluindo Portugal, assim como de familiares e profissionais de saúde que lidam com estas patologias.



 

 

O que são as IDP?
A Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias (APDIP) apresenta no seu site a seguinte definição da IDP:  são deficiências congénitas do sistema imunitário, que causam aumento da suscetibilidade a infeções, afectando principalmente as vias aéreas superiores e inferiores, o aparelho gastrointestinal e a pele. Estas infeções podem ser crónicas ou recorrentes, com gravidade variável, sendo em alguns casos fatais.

 


Congresso internacional
Portugal vai receber este ano, ao longo dos dias 7 e 8 de novembro, o 1º Congresso Internacional de Imunodeficiências Primárias (IPIC), que se realizará no Estoril. O evento é promovido pela International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies (IPOPI).

 

 

 



Contactos:
APDIP - Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias
Organização Internacional de Doentes com Imunodeficiências Primárias (IPOPI)

Partilhar

Publicações