Para o Prof. Doutor José Fernandes e Fernandes, cirurgião vascular e diretor clínico do ICVL, "pretendemos com esta iniciativa alertar a população, sobretudo homens com idade igual ou superior a 65 anos e com historial de tabagismo, para a importância do diagnóstico precoce desta patologia, uma das principais causas de morte súbita".
O rastreio, sujeito ao número de vagas existente, vai decorrer entre as 9h e as 18h, nas instalações do ICVL – Rua Tomás Fonseca, Torres Lisboa-Torre F, Piso 2, Lisboa.
O AAA é a 12ª causa de morte nas sociedades ocidentais, tratando-se de uma doença grave, silenciosa e uma das principais causas de morte súbita em indivíduos acima de 55 anos. Nos casos em que o AAA não seja detetado precocemente e ocorrendo a sua ruptura, os dados internacionais indicam uma mortalidade pré-hospitalar de cerca de 50 por cento, e nos sobreviventes até à cirurgia existe uma mortalidade peri-cirúrgica igualmente de cerca de 50 por cento.
Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos estejam em risco de desenvolver um AAA, e por esta razão tornam-se prementes as campanhas de sensibilização.
AORTA É VIDA
A campanha AORTA É VIDA visa sensibilizar os portugueses para os aneurismas da aorta, alertar para os seus factores de risco, aumentar os diagnósticos precoce e diminuir o número de mortes por ruptura de um aneurisma.