A APP colabora, desde 2004, com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) no apoio aos peregrinos a Fátima, colocando à sua disposição "cuidados diferenciados, altamente especializados e com as normas de desinfeção e esterilização adequadas, numa unidade clínica móvel; garante-se, assim, uma assistência gratuita e indispensável para uma peregrinação mais saudável", explica Manuel Azevedo Portela, presidente da APP e coordenador de Podologia da CESPU.
Ao longo de quatro dias estarão no terreno cerca de oitenta voluntários de podologia para prestar este apoio especializado. Na ação do ano passado, um número semelhante de voluntários realizou cerca de 2.500 atos de tratamento aos peregrinos.
Manuel Azevedo Portela explica que "são muitos os quilómetros percorridos em pouco tempo, e a sobrecarga de longas caminhadas causa repetidos microtraumatismos nos pés dos peregrinos. Estas manifestam-se através de dores, bolhas, edemas, excesso de transpiração, entorses, tendinopatias, ruturas ligamentares, vasculites, queimaduras e incapacidade de marcha".
A Associação Portuguesa de Podologia recomenda a todos os peregrinos que não realizem caminhadas superiores a três horas, usem roupas frescas e que permitam a transpiração, usem calçado que permita a respiração do pé e meias de fibras naturais e sem costura, não furem as bolhas dos pés nem apliquem pomadas ou medicamentos sem consultar um especialista. É ainda recomendável que não caminhem entre as 12 e as 16 horas, por ser o período de maior incidência solar.
Datas e locais onde serão prestados cuidados podológicos:
- Pombal: dias 9 e 10, no Pavilhão Desportivo de Pombal
- Fátima: dias 11 e 12, na Av. D. José Alves Correia da Silva, frente ao hotel Lux Park