Conferência sobre Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente

15/05/13

No âmbito do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que se assinala dia 25 maio, o Instituto de Apoio à Criança vai organizar a VII Conferência Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente. Esta reunião decorrerá no dia 24 de maio, no Novo Auditório da Assembleia da República, e terá a presença da Dra. Maria Cavaco Silva e da Rainha Sofia de Espanha.

 

 

De acordo com Manuela Ramalho Eanes, Presidente da Direção do IAC, a conferência visa promover um debate e reflexão sobre "as medidas necessárias para a aplicação da Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais, mais conhecida como Convenção de Lanzarote, e que entrou em vigor no nosso País em 1 de dezembro de 2012. Abordar-se-á também a Recomendação da Comissão Europeia de fevereiro de 2013, que apela aos Estados-Membros que implementem políticas que promovam o bem-estar das crianças."

Do programa faz parte a Conferência "Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais na Europa", que será proferida por Maria de Belém Roseira, e os Painéis "Tráfico e Desaparecimento de Seres Humanos", com apresentação da brochura sobre mendicidade, e "A Sociedade Civil - A importância das Parcerias", onde responsáveis de outras associações irão partilhar a sua experiência e dar a sua opinião.

O programa completo pode ser consultado AQUI.


30 anos a defender os direitos das crianças

O Instituto da Criança, que comemora este ano o seu 30º Aniversário, desenvolve atividades com o propósito de "apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da infância em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança, junto de diferentes entidades, instituições e da comunidade em geral".
O Projecto Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade, criado em 1989, e o SOS-Criança, um serviço anónimo e confidencial de apoio às Crianças, Jovens, Famílias, Profissionais e Comunidade, de âmbito nacional e internacional, são apenas dois dos vários projetos desenvolvidos pelo Instituto.
O IAC integra a Federação Europeia das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente (Missing Children Europe) desde a sua fundação, em 2001.





Contactos:
Sede: Largo da Memória, 14

1349-045 Lisboa

Tel.: 213 617 880

Fax.: 213 617 889

Tlm.: 919 000 315; 939 105 280; 969 192 738

Email: iac-sede@iacrianca.pt

Partilhar

Publicações