PUB

Aluno da FCT da NOVA premiado por desenvolver método de diagnóstico do cancro da mama

Aluno da FCT da NOVA premiado por desenvolver método de diagnóstico do cancro da mamaRicardo Eleutério, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu uma técnica inovadora que antecipa o diagnóstico do cancro da mama. A descoberta não invasiva e indolor tem como objetivo permitir a utilização de tratamentos mais efetivos no combate à doença.

Com a sua dissertação “Microwave Imaging of the Axilla to Aid Breast Cancer Diagnosis” o engenheiro biomédico Ricardo Eleutério venceu o Fraunhofer Portugal Challenge 2014 na categoria de mestrado recebendo um prémio de 2000€ que vai utilizar no estudo e desenvolvimento desta técnica.

Através de imagiologia por micro ondas, o sistema criado por Ricardo Eleutério permite detetar metástases da região axilar e, assim, possibilitar o tratamento precoce da doença. Na prática, a ideia é desenvolver um tipo de banda a colocar na zona axilar, agregada a um aparelho portátil responsável pela emissão e transmissão de sinais que permitam a recolha de imagens.

Terça-feira, 04 Novembro 2014 18:22


PUB