A iniciativa, dedicada a profissionais de Saúde, irá focar a abordagem multidisciplinar no tratamento desta patologia, tendo como exemplo um caso de um doente diagnosticado com DM2.
A formação vai ser transmitida por videoconferência em todos os hospitais do grupo e terá como oradores o Dr. José Vale, de Neurologia, a Dr.ª Paula Leitão, de Oftalmologia, bem como a Dr.ª Joana Costa e a Dr.ª Catarina Saraiva, de Endocrinologia. A participação nesta reunião é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do contacto: rp@lusiadas.pt ou 965824481.
De acordo com a Dr.ª Joana Costa, endocrinologista do Hospital Lusíadas Lisboa, “a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes são uma prioridade dos países e organizações, pelo que esta reunião assume uma grande importância. Vamos apresentar um caso de um doente com diagnóstico de DM2 que introduzirá a discussão sobre novos fármacos para o seu tratamento, sobre as complicações oftalmológicas e sobre a polineuropatia diabética. A formação contará com a participação de especialistas de diversas áreas, uma vez que a abordagem multidisciplinar desta patologia é fundamental no sucesso do seu tratamento”.
A diabetes mellitus tipo 2 é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia do século XXI. É uma doença crónica e progressiva, que se associa a complicações micro e macrovasculares que têm um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas.
