PUB

SPEO convida jornalistas a discutir impacto da obesidade no desenvolvimento do cancro

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) considera que a obesidade é um dos mais sérios desafios de Saúde Pública do século XXI. Neste sentido, e no âmbito do Dia Nacional e Europeu da Obesidade, a SPEO, juntamente com a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) e a Novo Nordisk, organiza um workshop destinado à comunicação social, onde será discutido o impacto que a patologia tem no desenvolvimento do cancro.

O workshop decorre no próximo dia 16 de maio, entre as 10h30 e as 13h00, no Museu do Oriente, em Lisboa.

O painel do encontro conta uma endocrinologista e representante da SPEO, envolvida em estudos que procuram os métodos de prevenção e tratamento mais eficazes para a obesidade, como também uma ginecologista oncológica internacional envolvida num estudo recente internacional que relacionou a obesidade com o desenvolvimento de 11 tipos de cancro (cólon, mama, ovários, pâncreas, entre outros).

No workshop participarão, ainda, representantes da ADEXO, havendo ainda tempo para o testemunho de um doente, que irá falar sobre a sua experiência pessoal com a doença do século, bem como a importância da luta e superação.

Segundo um estudo divulgado no ano passado, estima-se que quase 60% da população portuguesa tem obesidade ou pré-obesidade.

Recentemente, a patologia, considerada uma epidemia global que afeta uma em cada dez pessoas em todo o mundo, tem sido relacionada com o potencial risco de desenvolver vários tipos de cancro.

Importância da comunicação social na luta contra a obesidade

Já em novembro de 2017, no decorrer do 21.º Congresso Português de Obesidade, com lugar em Aveiro, a presidente da SPEO Prof.ª Doutora Paula Freitas, recordava a complexidade da patologia e destacava a importância da comunicação social na luta contra a doença.

“De facto, a obesidade é uma doença complexa e multifatorial, quer na sua etiologia, como nas doenças a que está associada. E para ganhar este combate precisamos não só de todos os profissionais de saúde, mas também dos educadores, jornalistas, políticos e da sociedade civil”, referiu.

Durante a reunião, foi apresentado um projeto com jornalistas, o guia “Jornalistas contra a Obesidade: Informar melhor por um futuro melhor”. De acordo com a especialista, este documento, validado pela SPEO e desenvolvido pela Guess What, incorpora informações sobre a obesidade em Portugal e no mundo e descodifica termos técnicos. Porque os meios de comunicação social são uma das “armas” essenciais na guerra contra a epidemia da obesidade, a SPEO fez esta parceria com a Guess What”.

Quarta-feira, 09 Maio 2018 14:19


PUB