A visão de alta definição amplificada permitiu ao cirurgião uma melhor visualização da área cirúrgica com diminuição do tempo cirúrgico, uma disseção mais precisa dos tecidos, resultando também em menores perdas sanguíneas e levando a uma recuperação mais rápida dos doentes e regresso à vida normal.
“É muito gratificante podermos oferecer uma abordagem tecnologicamente avançada e inovadora com tantas vantagens aos nossos bebés, crianças e adolescentes do Serviço Nacional de Saúde, através do trabalho que realizamos na ULS São José”, refere Sofia Ferreira de Lima, membro da equipa.
A presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos, lembra que esta “ULS foi pioneira na cirurgia robótica pediátrica. Temos o maior centro de robótica do país e queremos manter esta aposta, pelos benefícios que tem para os doentes e para os profissionais”.
Atualmente, a cirurgia robótica é utilizada em várias especialidades: Urologia, Cirurgia Hepática, Cirurgia Colorretal, Cirurgia Torácica, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Pancreática, Cirurgia Endócrina, Cirurgia Esófago Gástrica, Ginecologia e Cirurgia Pediátrica.
Fonte: ULS São José / Imagem: ULS São José
