PUB

Unidade Local de Saúde São José inaugura Clínica da Mama para reforçar assistência oncológica

A Unidade Local de Saúde (ULS) São José, em Lisboa, inaugurou hoje, 19 de fevereiro, a Clínica da Mama, uma estrutura concebida para melhorar a qualidade da assistência às pessoas com cancro da mama, anunciou a instituição.

A nova clínica reúne, num único espaço, “uma equipa multidisciplinar que garante um atendimento mais célere, coordenado e centrado nas necessidades dos doentes, no sentido de uma melhor qualidade de vida”, refere a ULS São José em comunicado.

A Clínica da Mama está instalada no Hospital Curry Cabral e concentra o atendimento dos doentes com cancro da mama em diversas especialidades, incluindo Cirurgia Geral, Psicologia, Apoio Social, Nutrição, Medicina Física e Reabilitação, bem como Radiologia, no que diz respeito à Mamografia e Ecografia Mamária.

Segundo a ULS São José, a clínica dispõe de cinco gabinetes de consulta, duas salas de tratamento, três salas de ecografias e duas salas de mamografias. A atividade cirúrgica, tanto convencional como em ambulatório, será realizada no Hospital Curry Cabral, “o que permite reduzir, significativamente, a necessidade de circulação dos doentes entre várias unidades da ULS São José”, aponta ainda o comunicado.

Em 2023, a Unidade Funcional de Patologia Mamária realizou 286 cirurgias, 8 053 consultas externas, das quais 1 497 foram primeiras consultas, e registou 248 doentes internados.

A ULS São José destaca, por fim, que o tratamento multidisciplinar do cancro da mama tem um percurso de décadas nos Hospitais Civis de Lisboa, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e, mais recentemente, na ULS São José, “tendo como propósito a excelência nos cuidados prestados aos doentes com cancro da mama, do diagnóstico ao tratamento”.

Fonte: Lusa

Quarta-feira, 19 Fevereiro 2025 17:47


PUB